Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    IBGE registra crescimento no comércio varejista do Paraná

    há 15 anos

    O Paraná foi um dos sete Estados em que houve aumento nas vendas do comércio, em novembro. De acordo com pesquisa do IBGE divulgada nesta sexta-feira (16), o volume de vendas do comércio varejista paranaense avançou 0,2% em relação a outubro de 2008, superando a variação registrada pelo setor em nível nacional (queda de -0,7%).

    No confronto com novembro de 2007, verificou-se crescimento de 4,6% o que deixou o Paraná acima, por exemplo, dos resultados de Santa Catarina (2,1%) e Rio Grande do Sul (3,5%). Já no acumulado de janeiro a novembro de 2008, a expansão do comércio do Paraná atingiu 7,3%, com importantes contribuições dos ramos de supermercados, móveis e eletrodomésticos.

    Além desses segmentos, foi forte o crescimento do setor de equipamentos de informática e comunicação, cujas vendas apresentaram notável ampliação de 100,7% no Paraná, nos 11 primeiros meses do ano passado.

    ICMS - Para o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, a minirreforma tributária do Governo do Estado deve impulsionar as vendas do comércio varejista nos próximos meses, contrabalançando os efeitos da crise econômica mundial. O projeto reduz a alíquota do ICMS de 25% ou 18% para 12% em 95 mil itens de consumo popular. "O Governo do Paraná quer trocar o aumento da arrecadação de impostos pelo crescimento da atividade econômica estadual", explica.

    Nesta semana, a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) também indicou que, em 2008, foram criadas 53.087 novas empresas paranaenses. O aumento no número de novas empresas vem sendo observado deste 2003, início do governo Roberto Requião. Até 2008, já foram registradas no Paraná 272.627 novas empresas industriais, comerciais e de serviços. Os dados do ano passado colocam o Paraná como terceiro Estado na criação de empresas, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, que possuem população economicamente ativa (PEA) bem superior à do Paraná.

    • Publicações2391
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações126
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ibge-registra-crescimento-no-comercio-varejista-do-parana/606002

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)