Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Rastreabilidade bovina do Paraná será avaliada pela União Europeia

    há 15 anos

    Missão da União Europeia começa na próxima semana, entre os dias 21 e 23, a avaliar o serviço de Defesa Sanitária Animal do Paraná e como está a rastreabilidade dos animais feita nos frigoríficos e nas 18 propriedades do Estado que foram autorizadas a exportar carne para o mercado europeu.

    Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, a avaliação do União Europeia é importante porque os resultados balizam outros mercados compradores de carne que interessam ao Paraná. "Como a União Européia é bastante exigente com relação às importações de carnes, a avaliação positiva das missões que envia se torna um facilitador para o Paraná entrar em outros mercados", disse.

    A missão será recebida na Secretaria da Agricultura e do Abastecimento pelo chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal (DAS), do Departamento de Fiscalização e da Defesa Agropecuária (Defis), Março Antonio Teixeira Pinto. Em seguida irão percorrer propriedades, matadouros e frigoríficos exportadores na região Noroeste do Estado.

    Segundo Teixeira Pinto, a missão irá avaliar se o sistema de rastreabilidade feito nos Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov (Eras), que são as propriedades autorizadas a exportar, é compatível com o sistema desenvolvido na Europa. Essas propriedades somam um rebanho de aproximadamente 30 mil animais.

    Teixeira Pinto acredita que não haverá problemas nessa avaliação porque os técnicos do Defis já visitaram essas propriedades e foram feitas auditorias internas para sintonizar os procedimentos.

    A União Europeia exige que essas propriedades tenham um controle rigoroso da entrada e saída de animais, controle de nascimento e fornecimento de medicamentos. Nessa nova sistemática, é a primeira vez que uma missão da EU visita as propriedades, disse Teixeira Pinto.

    Nos matadouros e frigoríficos, a missão também irá verificar se o ingresso de animais corresponde à documentação apresentada e farão a checagem da origem e o controle de exportação. Uma das exigências é que os frigoríficos só podem exportar carne das propriedades autorizadas para o mercado europeu.

    • Publicações2391
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rastreabilidade-bovina-do-parana-sera-avaliada-pela-uniao-europeia/604664

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)