Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mais 176 técnicos são treinados para fiscalizar meio ambiente no litoral

    há 15 anos

    O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, o diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública, coronel Rubens Guimarães de Souza, e o chefe de gabinete do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), José Luis Bolicenha, encerraram, nesta terça-feira (16), em Paranaguá, o treinamento para 176 técnicos e funcionários que atuarão em ações ambientais da Operação Verão 2008-2009.

    Serão 1,2 mil pessoas envolvidas na fiscalização e proteção do meio ambiente. Além dos recém-treinados, são 581 agentes ambientais cadastrados pelo IAP e 526 funcionários, contratados para atuar na limpeza das praias e varrição de ruas e avenidas.

    Rasca pediu que os técnicos sejam rigorosos com aqueles que, depois de orientados, teimam em desrespeitar as leis ambientais. "Vamos trabalhar para orientar, mas também punir aqueles que insistem em degradar o meio ambiente. Seremos rigorosos quanto ao monitoramento da poluição sonora e da balneabilidade, assim como na fiscalização dos aterros sanitários municipais", afirmou o secretário Rasca Rodrigues.

    Além dos técnicos que integram o Sistema Sema, funcionários da Sanepar e do Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde também participaram do treinamento. O Sistema Sema é composto pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e suas vinculadas Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa).

    "A idéia é integrar ao máximo o trabalho dos órgãos do Governo que forem ao litoral neste período, para garantir uma temporada tranqüila. É fundamental que os técnicos e policiais trabalhem em sintonia para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do patrimônio natural existente", declarou o coronel Guimarães.

    TREINAMENTO - O chefe de gabinete do IAP, José Luis Bolicenha, afirmou que o treinamento é fundamental para que todos os funcionários ‘falem a mesma língua’ no que se refere ao repasse de informações a veranistas e moradores do litoral."Continuaremos o trabalho que vem sendo feito durante o ano, mas com atenção especial à orientação de turistas e veranistas que ainda não estão atentos aos danos que o desrespeito a fauna e a flora local poderão trazer no futuro", enfatizou.

    Os funcionários receberam, durante o treinamento, informações sobre como será feita a limpeza da orla e coleta de lixo; prestação de serviços que devem ser monitorados como, por exemplo, caminhões limpa-fossas; informações que deverão ser repassadas a comerciantes e veranistas instalados em áreas de restinga, incentivo a visitas em unidades de conservação e outras ações.

    Equipes estarão em todos os balneários e municípios litorâneos. A fiscalização será reforçada pelos fiscais IAP e do Batalhão da Polícia Ambiental - Força Verde. Blitze semanais serão promovidas para monitorar a preservação dos ecossistemas marinhos, fauna, flora, poluição sonora e atmosférica, mineração e verificar a correta ligação do esgoto a rede da Sanepar.

    O estuário lagunar terá atenção especial do IAP por se tratar do berço de reprodução de espécies marinhas. Em Guaraqueçaba, por exemplo, onde há floresta densa e águas que formam uma espécie de berçário para a espécie do boto cor-de-rosa, será um dos pontos fiscalizados freqüentemente pelo IAP. Também foram apresentadas ações de educação ambiental, como o Programa A Onda Agora É Preservar, Cinema e Teatro na Areia e o Projeto Caiçara, que será desenvolvido com a comunidade local.

    • Publicações2391
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mais-176-tecnicos-sao-treinados-para-fiscalizar-meio-ambiente-no-litoral/403129

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)