Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Paraná ganha prêmio nacional por sistema de gestão hospitalar

    há 15 anos

    O Paraná ganha reconhecimento nacional com o sistema de Gestão da Assistência do SUS (GSUS), desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) em parceria com a Secretaria estadual da Saúde e Ministério da Saúde.

    Considerado o melhor projeto eletrônico de Governo em 2008, o sistema obteve o prêmio TI & Governo. A solenidade de premiação ocorreu na noite de terça-feira (02), na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

    De acordo com o diretor de unidades próprias da Secretaria da Saúde, Antonio Peixoto Baptista, o sistema Gestão da Assistência do SUS conta com infra-estrutura para suportar dados entre os diversos serviços de assistência (hospitalar, ambulatorial, laboratorial, entre outros) e, inicialmente, atenderá a Secretaria da Saúde. Tanto que o sistema piloto foi implantado no início das atividades do Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier.

    “Como uma ação integrante da política de Governo do Estado, o GSUS irá padronizar o modelo de gestão das unidades hospitalares e auxiliará no planejamento do atendimento à saúde, no monitoramento eficiente para controle de aplicação e otimização de recursos, sempre priorizando a qualidade de atendimento ao usuário do SUS”, ressalta Peixoto.

    O analista de sistema responsável pelo projeto, Dirceu Grein, disse que o prêmio representa “reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido na área de tecnologia e possibilita que a população conheça esse trabalho”.

    O analista explicou que o sistema começou a ser planejado em 2007 com o levantamento de informações, mas o projeto ainda não está concluído, encontra-se em fase de aperfeiçoamento. Após a conclusão do sistema – e implantação nas unidades de saúde próprias do Estado – o GSUS deverá seguir o destino de outros programas elaborados pela Celepar – será disponibilizado como software livre.

    O sistema Gestão da Assistência do SUS contou com a colaboração do DataSus (RJ), Hospital das Clínicas (Curitiba), Hospital Mário Gatti (Campinas-SP), Hospitais Universitários do Paraná e, principalmente, dos Hospitais e Centro de Especialidade da Secretaria da Saúde. Acompanharam a entrega do prêmio o diretor de desenvolvimento de sistema, Henrique Salatino Miorelli; o gerente da fábrica de software, Marcelo Fermann Guimarães e o analista Marcelo Henrique Dias.

    • Publicações2391
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações374
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parana-ganha-premio-nacional-por-sistema-de-gestao-hospitalar/320625

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)