Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sistema de registro escolar do Paraná é referência para o país

    há 15 anos

    O Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere), administrado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), virou referência nacional em processos de administração do ensino. A versão para internet já foi implantada em 1.200 escolas estaduais. A previsão é que até o próximo ano ele seja estendido para as outras 900 unidades estaduais e 4.700 escolas municipais do Paraná.

    O aplicativo, desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) em software livre, também é usado pelos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Piauí e Tocantins. A prefeitura de Cachoeiro do Itapemirim (ES) também utiliza o Sere.

    O sistema auxilia, principalmente, a organização das informações sobre a vida escolar dos alunos. Entre outras funcionalidades, o Sere contribui para a construção do histórico escolar, emissão de documentos oficiais e para a formação de banco de dados único e centralizado, com informações estatísticas e gerenciais confiáveis que auxiliam a tomada de decisões pelos gestores de ensino.

    PEDAGOGIA - Além de ser uma ferramenta de trabalho dos responsáveis pelas secretarias das escolas, o sistema também é um excelente repositório de informações para o desenvolvimento de trabalhos pedagógicos.

    Uma equipe de pedagogos da Seed realizou, recentemente, um estudo sobre o sistema. Através de entrevistas com usuários do aplicativo em escolas selecionadas em alguns municípios, com o diretor-geral e a diretora de administração escolar da Secretaria, o grupo coletou informações que foram reunidas no documento “Gestão da Informação na Escola Pública Estadual do Paraná: Aplicabilidade Pedagógica do Sistema de Informacao do Registro Escolar”, que será apresentado no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, em Fortaleza, de 12 a 14 de novembro.

    Promovido pela Universidade Federal do Ceará, a edição deste ano tem como tema “Tecnologia e Educação para todos”. O trabalho também ganhará uma publicação impressa.

    Atualmente, a Celepar está adaptando o sistema para a Faculdade de Artes do Paraná (FAP). A idéia é que ele possa ser disponibilizado para as demais faculdades e universidades do Estado.

    • Publicações2391
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações383
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sistema-de-registro-escolar-do-parana-e-referencia-para-o-pais/155092

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)